sábado, 28 de março de 2009
mais fofo, impossível
20/03/2009 - 22h44 Gael García Bernal diz que não "perde tempo" pensando no Oscar
da Efe, em Guadalajara (México)
Poucas horas antes de ser premiado no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara por sua carreira cinematográfica, o ator mexicano Gael García Bernal afirmou hoje à "Agência Efe" que não perde tempo pensando no Oscar, pois é algo que "acontece de repente".
"É algo com o que não perco o tempo pensando, porque é algo que está fora de seu alcance completamente, é algo que acontece, que ocorre de repente", disse García Bernal, também
produtor e diretor.
"Pergunte a todos os que ganharam um Oscar, a qualquer um, todos lhe dirão que é um redemoinho no qual entram sem querer, de repente ocorre e as coisas acontecem", acrescentou, com tranquilidade.
O ator se mostrou exultante com o prêmio do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.
"O fato de que me deem um prêmio de cinema é algo irracional, e depois de que me deem na cidade onde nasci se torna ainda mais irracional", afirma, orgulhoso.
O prêmio "tem um significado muito especial e que nenhum outro prêmio teve", acrescenta o ator, que dedicou o reconhecimento à sua família.
__________________________________________________________
Fiquei curiosa com o uso da palavra irracional na tradução, no contexto parece algo mais próximo de inesperado, incrível, 'louco'.
pára tudo (parte II)
aguentar/bilíngue/caguetar/cinquenta/consequente/deliquente/
eloquente/frequentar/liquidar/
pinguim/redarguir/sequela/sequência/seriguela/unguento
pára tudo, quero meu acento de volta
aporreia (do verbo aporrear―apoquentar, v. Dicionário Aurélio )
docleia (crustáceo, aranha do mar, v. Dicionário Aberto)
farmacopeia
Galateia
morfeia (hanseníase, v. Aurélio)
pangeia
quarta-feira, 25 de março de 2009
che partido
segunda-feira, 23 de março de 2009
um salvador para salvador?
O outro Funes que aparece no título é o de Borges, aquele homem dotado de uma memória que tudo absorvia, tudo registava, factos, imagens, leituras, sensações, a luz de um amanhecer, uma prega de água na superfície de um lago. Não peço tanto ao presidente eleito de El Salvador, apenas que não esqueça nenhuma das palavras que pronunciou na noite do seu triunfo perante milhares de homens e mulheres que tinham visto nascer finalmente a esperança. Não os desiluda, senhor presidente, a história política da América do Sul transborda de decepções e frustrações, de povos inteiros cansados de mentiras e enganos, é tempo, é urgente mudar tudo isto. Para Daniel Ortega, já temos um.
Publicado em O Caderno de Saramago Comments Off
quinta-feira, 19 de março de 2009
bela canção
Ouvi esta canção pela primeira vez na voz de minha prima, afinadíssima, em 1980. Era uma fita cassete de áudio gravada no banheiro da casa dela. Hoje encontrei a música na rede, levei um tempo para achar, pois não lembrava do título. Lembrava de alguns trechos e entrei com uma frase, cheguei até à letra, título e à intérprete que procurava. Tinha uma vaga lembrança da minha prima ter comentado que era Joan Baez. E era.
um país chamado salvador
Acabei de ver parte do programa Passagem para... , pelo visto ando vendo mais pedaços que inteiros, vide post de 2 de março. A viagem de Nachbin foi para El Salvador, e num determinado momento ele diz que foi o lugar onde ele se sentiu mais em casa, mais próximo do Brasil. O programa registrou as eleições municipais e gravou depoimentos de uma brasileira que trabalha em São salvador há muitos anos e que ainda se emociona com a garra do povo salvadorenho. Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional foi o partido vencedor da eleição presidencial há pouco. Mais, não saberia dizer.
quarta-feira, 18 de março de 2009
o amor acaba
'It always fascinated me how people go from loving you madly to nothing at all. Nothing. It hurts so much.'
Sempre me intrigou como um amor pode virar nada, nada mesmo. Chega a doer.
Dito pelo personagem de Julie Delpy na cena final do filme 2 dias em paris.
sexta-feira, 13 de março de 2009
carne levare
"Uma descida em nós mesmos/ Metamorfose do rito ancestral,/ Explosão de instintos comprimidos,/ Muito mais do que safadeza"
Murilo Mendes (1901-1975), poeta mineiro, define o carnaval no livro O Santo Sujo, de Humberto Werneck (Cosac Naify).
sábado, 7 de março de 2009
dia internacional
http://parafrancisco.blogspot.com/.
Viva o dia internacional da ...
sexta-feira, 6 de março de 2009
cria cuervos
Aí vai a música tema Por que te vas com Jeanette, a versão usada no filme, e outra com Javier Álvarez.
segunda-feira, 2 de março de 2009
ponto de encontro
Ontem no Canal Futura vi partes de um filme chamado Ponto de Encontro. Só assisti a partes porque num acordo prévio, outro canal também seria visitado no mesmo horário. Ponto de encontro é um documentário que relata encontros entre cidadãos Palestinos e Israelenses, cujas famílias sofreram perdas irreparáveis. Após o filme, uma das co-diretoras, Julia Bacha, foi entrevistada e falou sobre como foi possível documentar um diálogo que já existe e é desejado por ambos os lados.
O link abaixo leva a um blog de cinema que apresenta uma outra entrevista com Julia Bacha.
http://cinecelula.movimento-humanista.org/?p=146